Limpeza e Desinfecção

Mais do que uma questão estética para o ambiente, manter os objetos limpos e longe de microrganismos, como bactérias, vírus e fungos, é um fator de proteção à saúde. Afinal, esses agentes infecciosos podem ser causadores de uma série de doenças e a limpeza é a melhor forma de combatê-los.
Limpar é a remoção de toda a sujidade de qualquer superfície ou ambiente, piso, paredes, tetos, mobiliário e equipamentos o processo de remoção deve ser realizado com água e sabão, juntamente com o auxílio de esfregões, esponjas, panos ou escovas. Pode ser feita manualmente ou com máquinas.
A maior parte das pessoas, mistura a água e sabão com produtos a base de cloro. É comum, mas diminui a eficácia do cloro. Ao misturar e aplicar num ambiente ainda não limpo, o cloro é inativado. O indicado é lavar com água e sabão e depois desinfectar.

A limpeza termina com a lavagem, depois vem a desinfecção com produtos desinfectante com a função específica de matar os micro-organismos invisíveis.

Quando limpamos, reduzimos apenas o número de bactérias presentes, mas não atuamos nada sobre vírus e fungos. A redução das populações de um agente infeccioso em superfícies ambientais é consideravelmente melhor quando é feita uma desinfecção.

A desinfecção é a segunda etapa do processo de limpeza, quando se utiliza produtos desinfectantes específicos. Nesse momento, é possível alcançar 98% de higienização. A limpeza de forma individual sempre contribui favoravelmente para a saúde porque os alérgenos e microorganismos estão a ser removidos das superfícies do ambiente interno. O problema, no entanto, é o risco de contaminação cruzada. A solução de limpeza e as ferramentas de limpeza podem estar espalhando doenças na ausência de um germicida.

Diferenças:

Segundo a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), limpeza é a atividade que engloba todos os procedimentos e operações que removem sujidades, agregadas ou não às superfícies, sem alterá-las em todos os tipos de ambientes. Ela não elimina os microorganismos mas remove-os fisicamente das superfícies. Uma limpeza completa é imprescindível antes da desinfecção.
A desinfecção é um conjunto de operações que visa principalmente a redução da carga microbiana a um nível seguro por um determinado período de tempo, por um determinado período de tempo, utilizando produtos desinfetantes, que devem ser obrigatoriamente registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Tem dúvidas sobre procedimentos e produtos? Fale com XP Brasil o auxílio de uma empresa especializada é muito importante uma vez que possui profissionais especializados na área de limpeza, desinfecção e higienização em vários ambientes desde a limpeza diária do escritório até a mais pesada com equipamentos e produtos específicos.
Acesse o site e saiba mais sobre a qualidade XP Brasil.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *